sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Conversas Imaginárias - Soares dos Santos e o Grilo Falante

(excerto de uma curta conversa entre Alexandre Soares dos Santos-ASS e Grilo Falante-GF, a sua consciência)
GF – Alexandre…onde estás homem?
ASS – estou aqui Grilo…mas aviso já que não estou de bom humor, e estou sem paciência para ouvir quem quer que seja, muito menos a minha consciência.
GF – Que se passa homem?
ASS – Então não deste por nada? Esta semana houve um verdadeiro assassinato de carácter …do meu carácter…como é possível haver por aí gente a insinuar que fui para a Holanda para fugir aos impostos…eu sou um patriota!
GF – Ah …essa história…pois não foi bonito…mas houve alguns comentadores independentes que te defenderam.
ASS - Sim...isso é verdade! (não viste tu os cabazes de natal que eles receberam)
ASS – Em todo o caso, só me limitei a fazer o que qualquer cidadão faria se pudesse…mudar para onde me oferecem melhores condições!
GF – Dizes bem xandinho (nome carinhoso exclusivo dos mais próximos)…se pudesse…o problema é que não pode!
ASS – E então? Eu tenho que zelar pelas minhas empresas…não esqueças que sou responsável por milhares de trabalhadores…ou queres que eu comece a despedir…eu não posso fazer isso…eu sou um patriota!
ASS – E além do mais, se Portugal não é um País atractivo para os investidores a culpa não é minha, é dos políticos!
GF – Certo, aí tens razão! Mas não achas que se neste momento difícil, empresários como tu transmitissem um maior espírito de solidariedade, mesmo com algum prejuízo, poderiam contribuir para que no futuro fossemos um pouco como a Holanda…com uma sociedade mais madura, esclarecida, um maior espírito de coesão nacional e maior noção do bem comum?
ASS – Ouve lá ó Grilo…tu tas doido! Porque é que tu achas que eu não tenho lojas na Holanda?  Nem na Suécia? Nem na Noruega? Nem na Islândia?
GF – Pois é não tens…porquê?
ASS – Ora…porque eles possuem a tal sociedade madura e esclarecida! Achas que eu conseguia mudar hábitos de consumo na Suécia ou na Holanda pondo uma tipa esganiçada a “cantar” que no Pingo Doce o preço é baixo o ano inteiro? Achas que nestes países eu conseguiria forçar os produtores a vender-me ao preço que eu quero e não ao preço que é justo? Seria uma desgraça!!
GF – Espera lá…o que tu me estás a dizer é que há sítios para ganhar e dinheiro e sítios para o guardar…é isso?!
ASS – Bem…de uma forma simplista…sim…é isso.
GF – E tu não achas que um dia os cidadãos dos países onde tu ganhas dinheiro podem achar isso…deixa lá por isto de uma forma simplista…uma exploração!
ASS – Claro que não Grilo…isto é apenas…gestão inteligente!
GF – AAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH ok xandinho!

Sem comentários:

Enviar um comentário